Notícias

Copacol alcança desempenho histórico em suínos de engorda

A Empresa

Segundo dados da cooperativa, a questão da conversão alimentar ajustada para 100 kg de peso vivo chegou a 1.779. A conversão alimentar ajustada do invólucro atingiu 2.472. Segundo o gerente de Integração de suínos e leite da Copacol, Émerson Paulo De Bastiani, o lote também teve resultado expressivo nos demais índices.

Para De Bastiani, uma soma dos fatores fornecidos para alcançar esses números. "Eu acho que chegar a esse desempenho, em comparação com o desempenho da indústria avícola, é multifatorial. Não podemos citar um ou outro fator como principal. É uma soma. A meu ver, tem os pilares da suinocultura bem harmonizado é fundamental: boa nutrição, boa genética, meio ambiente, manejo com equipamentos técnicos e saúde consegue fazer com que isso aconteça ", afirma.

A modalidade de trabalho da cooperativa é com animais sexuados, com o uso de imunocastração, com o uso de ractopamina. Segundo o gerente, não há conhecimento de um resultado semelhante ao da Copacol em outro integrador brasileiro. "Nesse nível de conversão de alimentos, eu não conheço um resultado similar, e é por isso que nossos parceiros nos dão o título de melhor desempenho de lote no Brasil", diz ele com orgulho do trabalho em equipe.
A TECTRON é uma aliada da Copacol desde 2006 e fornece nutrição para uma das UPLs da cooperativa e todas as fases de engorda. "A Tectron definiria, como uma empresa inovadora, que procura o que hoje está disponível no mundo aos parâmetros para otimizar o desempenho, é um empreendimento fundamental, pois consegue trazer para nós o novo, o melhor para que o porco possa expressar tudo o potencial ", enfatiza.

O desempenho recorde foi apresentado ao público durante a primeira Oficina TECTRON Porch, em uma conferência realizada por De Bastiani, em 6 de outubro, em Toledo (PR). Na ocasião, ele mostrou o resultado zootécnico, as estruturas da cooperativa, o trabalho desenvolvido e os desafios a serem superados. 
O presidente da TECTRON, Daniel Pigatto Monteiro, aproveitou o evento para entregar De Bastiani e superintendente de integração, Irineu Dantes Peron, uma placa com os dados de desempenho histórico gravado e quer uma longa associação.

Alcançar excelentes resultados não significa que o trabalho tenha terminado. O objectivo de acordo com a cooperativa De Bastiani, ainda é produzir 50.000 cabeças de suínos por mês a partir de 2,022 alvo que está alinhado com o propósito estratégico de Copacol e centro de crescimento Frimesa programado.

O Presente Rural 

Folha Agrícola 

Ou Paraná 

Suinocultura Industrial